BLOG DA RENATA

Monday, October 30, 2006

Ecs-7

Marx e Engels


Karl Marx, nasceu em 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha.Faleceu em 14 de março de 1883 em Londres, Inglaterra.
Foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Teve também influência em várias outras áreas como: filosofia, economia, história .Já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades como se encontra hoje.Teve participação como intelectual e como um revolucionário no movimento operário, sendo que ambos(Marx e o movimento) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viver.
Nasceu numa família de classe média. Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas, tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público.
Em 1835 Marx ingressou na universidade de bom para estudar direito, mas, no ano seguinte transferiu-se para a universidade de Berlim, onde a influência de Hegel ainda era bastante sentida .Ali, os interesses de Marx se voltaram para a filosofia.Doutorou-se em 1841 com uma tese sobre as Diferenças de filosofia na natureza em Demócrito e Epicuro. Nesse mesmo ano concedeu a idéia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Fuerbach com a dialética de Hegel.
Friedrich Engel foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou comunismo .Ele foi o co-autor de diversas obras com Marx, e entre as mais conhecidas destacam-se o Manifesto Comunista e O Capital.. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e faleceu em 5 de agosto de 1895, com 75 anos.Era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
Engels grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social .Foi um filósofo que como poucos soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim um lugar de destaque na cultura comunista.
Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante adere às idéias de esquerda, e assume por alguns tempos a direção de uma das fábricas do pai e suas formações nesse período formam a base de uma de suas principais obras: “A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra” publicada em1845.
Não se limitando aos estudos teóricos Marx, desenvolveu durante toda sua vida, intensa atividade política, elaborando a doutrina do socialismo.
A contribuição do marxismo para a educação tem de ser considerada em dois níveis: o do esclarecimento e o da compreensão da totalidade social.
Nenhum pensador influenciou tão profundamente as ciências sociais contemporâneas como Marx.
As idéias de Robert Owen (1771-1858), Charles Fourire (1772-1837), Claude-Henri de Saint-Simon (1960-1825), entre outros socialistas utópicos, construíram para a elaboração da proposta defendida por Marx. Para ele, a educação do futuro deveria nascer do sistema fabril, associando-se o trabalho produtivo com a escolaridade e a ginástica . Essa educação se constituiria no método para produzir seres humanos integralmente desenvolvidos.
Era nítido o debate realizado em torna da luta e da busca de Marx, através da elaboração de Engels.
Esses intelectuais debatiam através de um pensamento político, que muitos interpretavam como sendo um método de determinar a realidade, o chamado marxismo.
Vivemos em séculos diferentes de Marx e Engels, mas sofremos os problemas por eles debatidos, como a falta de política justa e humana.
Obs: Falta a imagem, hoje não consegui postar.

Thursday, October 26, 2006

ECS 8


Oi pessoal esta é a minha figura!!!
Email:renata_hendler@yahoo.com.br

Atividade 6 ECS


Exemplos de situações:
Max professor, pensador... baseia seus estudos na compreensão da sociedade e dos acontecimentos que integram o social e seus indivíduos.
Quando assumimos qualquer papel na sociedade, seja ele o mais simples ao mais importante, obtemos um certo poder ou responsabilidade sobre os outros.
Nós professores a partir do momento em que somos capacitados para exercer nosso cargo, também viramos criaturas dominantes e sem intenção fizemos de nossos alunos submissos a nós .
Outro exemplo é a dominação legal, na qual somos obrigados a seguir as burocracias das leis, por exemplo, a LDB, ou seja, precisamos realizar nosso trabalho de acordo com as leis .Não temos o poder total de realizar tudo o que achamos fundamental e importante para a formação de nossos alunos.
Acredito que essa é a lei da vida, por alguns momentos somos os dominantes e, em outras situações os dominados.
E é nessa troca de papeias que formamos a nossa sociedade, pois para Weber é de suma importância o papel dos indivíduos na história da sociedade.

Tuesday, October 24, 2006

ECS-6


A participação do debate no fórum Durkhein-Weber-Max , relata as buscas de harmonia e compreenção entre os alunos.
As escolas estão cada vez mais, relacionadas com a sociedade, pois segundo Durkhein a educação esta totalmente ligada a ela.O conteúdo do debate também relata a ação dos dominantes sobre os dominados, a educação como processo saocializador e a construção de concepções de mundo humano - a educação e sua perspectiva positiva.
A participação neste fórum me fez compreender mais o assunto e me instigou curiosidade de saber e pesquizar novos assuntos.

Escola,PPP e Currículo


Momento para refletir.

Esta semana foi reservada para rever as atividades já realizadas.
Reli as atividades e achei que estavam de acordo, portanto não modifiquei nenhuma, mas achei esta atividade muito importante, pois é o momento que podemos refletir e nos colocarmos em dia.

Wednesday, October 18, 2006

ECS 5 - Weber


Max Weber professor, pensador... seus estudos se baseiam para a compreenção das sociedades e dos acontecimentos que integram o social e seus indivíduos. Sendo de suma importância o papel do indivíduo na sociedade.
O texto "Os três tipos de Dominação Legítima" do autor M.Weber, destaca os três tipos puros de dominação, nas relações entre dominantes e dominados.
Uma delas é a dominação legal, tendo como idéia básica que qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto a forma, e quem executa essas funções são os quadros judicial e policiais estatais. O tipo de funcionário é aquele de formação profissional, cujas condições de serviços se baseiam num contrato de pagamento fixo, graduado segundo a hierarquia do cargo e não do volume de trabalho.
A dominação tradicional quem ordena é o "senhor" e quem executa são os "súditos", tendo seu quadro administrativo formado por servidores. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade.
E por último nos apresenta a dominação carismática, que em virtude de devoção afetiva a pessoa do 'senhor", recebem cargos sem a devida competência necessária. Falta aqui o conceito racional de competência , assim como o estamental de privilégio.
Todas as dominações sitadas pelo autor de alguma forma ainda fazem parte do nosso cotidiano, onde vivenciamos uma sociedade de classe estamental, que privilegia a desigualdade e o particularismo.

Escola, Cultura e Sociedade Atividade 2


Foi interessante e curioso visitar os blogs.Percebi que em cada um deles possuia algo de diferente, cada um deles possuiam a sua própria essência.
Uns falavam sobre tecnologias, outros apresentavam um jogo de basquete, e o que mais me chamou a atenção foi o blog em espanhol, pouco consegui compreender, mas na vida também iremos nos depararmos com situações que não saberemos como reagir, e cabe a nós contornarmos esses obstáculos e seguir em frente.
Os projetos e ambientes visitados também me auxiliaram na atualização do meu blog pessoal e com certeza esses são os caminhos que iremos trilhar nessa caminhada.

Monday, October 16, 2006

Escola, Cultura e Sociedade Atividade 4


È com muito prazer e satisfação que visitei o blog de algumas de minhas colegas de Pólo.
Todos eles estavam muito lindos e organizados.Todas as atividades que realizamos estavam lá, para que pudessemos organizar nossas idéias e experiências.
Percebi que todas elas possuem um grande potêncial e que é com muito gosto que exercitam sua profissão amando o que fazem.
São organizadas e com certeza darão conta do recado, se formarem em Pedagogia pela UFRGS, que para todos nós é uma grande honra.

Reflexão sobre Blogs


O blog é uma das diversas tecnologias da comunicação e informação hoje disponibilizadas na web. Visitei dois Blogs educacionais que foram os seguintes:www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2003/blog/ com o seguinte título: Vamos Bloggar, que tinha como proposta nos incentivar a usar essa ferramenta como instrumento educacional, proporcionando uma excelente forma de comunicação, mais simples e organizada.
O outro Blog visitado é o seguinte:www.pr.gv.br/batelyte/ediçoes/2002/bb126/premio2.htm que tinha como título: Prêmio Celepar de Informática e Cidadania-Projetos blogs! Paraná (2ºlugar) que visava promover concursos para estimular as pessoas a avançar na tecnologia e participarem do projeto Blog, favorecendo a transmição de informações com mais rapidez de forma bem sucedida, onde leitores e escritores possam se encontrar, interagir e trocar idéias.
Os dois blogs visitados serviram como subsídios para promover a discussão das possibilidades do uso dos blogs na educação e me fizeram refletir sobre formas diferentes de usar essa ferramenta.
Iríamos estimulá-los a criar algo novo, através de um trabalho cooperativo, sendo que o objetivo do Blog Educacional nada mais é que promover a discussão, oferecendo subsídios teóricos e práticos que permitam a reflexão.

Thursday, October 05, 2006

Atividade 3 Escola Cultura e Sociedade

1)Qual a posição de Durkhein frente ao que diz Stuartb Mill?Durkhein afirma o que Stuart Mill relata, pois acredita que a influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens e a ação dos menbros de uma mesma geração, uns sobre os outros.
2)Qual as duas ressaltadas por Durkhein?Explique o ponto fraco em que incorrem?
As duas posições ressaltadas por Durkhein é que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz, sendo essa perfeição muitas vezes, o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas e a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objetivo "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para os seus semelhantes;porque a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo.
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do postulado de que á uma educação ideal, perfeita, apropriada a todas os homens indistintamente.
3)O que é preciso, de acordo com Durkhein para definir a educação?
Será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que hora, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição de educação.
4)De acordo com Durkhein, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos é que esse ideal é, até certo ponto o mesmo para todos os cidadões; que a partir desse ponto ele se diferencia, porém segundo, os meis particulares que toda a sociedade encerra em sua complexibilidade.Esse ideal ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação.
5)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Tem de suscitar um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; e a sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6)A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social;tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkhein?Explique?
Durkhein conclui que a educação é exercida por pessoas já preparadas para a vida social, desenvolvendo nas crianças um conjunto de idéias a qual melhore seu comportamento na sociedade, no qual é essencial para sua formação, pois a educação é o meio pela qual ela se prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.
7)Como o autor explica que sociedade e indivíduos são idéias dependentes?
Explica que o indivíduo desejando melhorar a sociedade, melhora a si próprio. Por sua vez a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação faz com que o indivíduo engrandeça e se torne criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço e o poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.