Atividade 3 Escola Cultura e Sociedade
1)Qual a posição de Durkhein frente ao que diz Stuartb Mill?Durkhein afirma o que Stuart Mill relata, pois acredita que a influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens e a ação dos menbros de uma mesma geração, uns sobre os outros.
2)Qual as duas ressaltadas por Durkhein?Explique o ponto fraco em que incorrem?
As duas posições ressaltadas por Durkhein é que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz, sendo essa perfeição muitas vezes, o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas e a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objetivo "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para os seus semelhantes;porque a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo.
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do postulado de que á uma educação ideal, perfeita, apropriada a todas os homens indistintamente.
3)O que é preciso, de acordo com Durkhein para definir a educação?
Será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que hora, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição de educação.
4)De acordo com Durkhein, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos é que esse ideal é, até certo ponto o mesmo para todos os cidadões; que a partir desse ponto ele se diferencia, porém segundo, os meis particulares que toda a sociedade encerra em sua complexibilidade.Esse ideal ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação.
5)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Tem de suscitar um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; e a sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6)A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social;tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkhein?Explique?
Durkhein conclui que a educação é exercida por pessoas já preparadas para a vida social, desenvolvendo nas crianças um conjunto de idéias a qual melhore seu comportamento na sociedade, no qual é essencial para sua formação, pois a educação é o meio pela qual ela se prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.
7)Como o autor explica que sociedade e indivíduos são idéias dependentes?
Explica que o indivíduo desejando melhorar a sociedade, melhora a si próprio. Por sua vez a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação faz com que o indivíduo engrandeça e se torne criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço e o poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.
2)Qual as duas ressaltadas por Durkhein?Explique o ponto fraco em que incorrem?
As duas posições ressaltadas por Durkhein é que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz, sendo essa perfeição muitas vezes, o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas e a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objetivo "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para os seus semelhantes;porque a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo.
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do postulado de que á uma educação ideal, perfeita, apropriada a todas os homens indistintamente.
3)O que é preciso, de acordo com Durkhein para definir a educação?
Será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que hora, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição de educação.
4)De acordo com Durkhein, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos é que esse ideal é, até certo ponto o mesmo para todos os cidadões; que a partir desse ponto ele se diferencia, porém segundo, os meis particulares que toda a sociedade encerra em sua complexibilidade.Esse ideal ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação.
5)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Tem de suscitar um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; e a sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6)A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social;tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkhein?Explique?
Durkhein conclui que a educação é exercida por pessoas já preparadas para a vida social, desenvolvendo nas crianças um conjunto de idéias a qual melhore seu comportamento na sociedade, no qual é essencial para sua formação, pois a educação é o meio pela qual ela se prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.
7)Como o autor explica que sociedade e indivíduos são idéias dependentes?
Explica que o indivíduo desejando melhorar a sociedade, melhora a si próprio. Por sua vez a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação faz com que o indivíduo engrandeça e se torne criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço e o poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.
1 Comments:
At 1:43 PM, Roberta said…
Renata!!
Vejo que entendeste o texto de Durkhein e que conseguiu responder as questões propostas pela interdisciplina. Parabéns!!
Beijos
Rô
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